Nos três primeiros meses deste ano 19 mulheres foram assassinadas no Piauí. O levantamento foi feito pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi). Segundo a pesquisa, foram seis mortes em janeiro, sete em fevereiro e seis novamente em março.
O dado mostra que vários casos estão ligados ao consumo ou tráfico de drogas.
Com relação ao total de assassinatos, foram registrados 48 em todo o Piauí no mês de março de 2015. “Os dados revelam que deste o início do ano os homicídios no Estado estão se mostrando estáveis, já que nos dois primeiros meses do ano foram registrados 49 assassinatos em cada um deles”, declara o sindicato.
Em relação a Teresina houve uma queda com relação aos dois primeiros meses: 26 no mês de março, 29 em fevereiro e 28 em janeiro.
“A pesquisa mensal realizada pelo Sinpolpi serve para cobrar das autoridades medidas de combate a violência, contratação de mais policiais através de concursos públicos, treinamento de pessoal, melhores condições de trabalho e aparelhamento de delegacias”, destaca o presidente da entidade Constantino Júnior.
Perfil dos homicídios
Das vítimas do mês de março, 19 tinham ou tiveram problemas com a lei já que eram detentos, ex-detentos, traficantes, assaltantes, viciados em drogas ou menores que tiveram internações em casas especializadas por atos infracionais; seis eram lavradores, três estudantes, dois vigias, seis não foi possível identificar a ocupação e o restante ficou incluindo no item “outras ocupações”.
Já o item “instrumento do crime” mostrou que os assassinatos com armas de fogo foram o triplo dos praticados com armas brancas, ou seja, 36 contra 12. Não foi Registrado assassinato com outro tipo de arma.
A zona Norte foi a mais violenta no mês de março. Nove dos 26 assassinatos da capital foram naquela zona, enquanto a Sul registrou sete e as outras duas zonas, cinco cada uma. Foi o segundo mês consecutivo que a zona Sul não foi a “campeã” de crimes. Em fevereiro aquela zona registrou três crimes enquanto que na zona Leste foram registrados 12.
Luzilandia, a 254 quilômetros ao Norte de Teresina foi o município com o maior número de homicídios excluindo a capital. Lá foram registrados quatro assassinatos. Em Parnaíba aconteceram três e José de Freitas, Floriano e Picos, dois homicídios cada um.
EDUCAÇÃO E SEGURANÇA
Grupo burlava sistemas de autenticação biométrica
Foram cumpridos mandados de prisão preventiva, temporária e de busca e apreensão
Na mensagem, irão constar os descontos (valores) e os nomes das entidades
Quase 70% das mortes no trânsito no estado envolvem motocicletas; proporção é a maior do…