Segundo um levantamento divulgado nessa quinta-feira (24), pela Rede de Observatórios de Segurança, o estado do Piauí registrou entre o mês de agosto de 2021 e janeiro de 2022, 75 casos de violência contra mulher. Em média, a cada 72 horas, uma mulher é violentada no estado.
O documento, que monitora crimes no Piauí e no Maranhão, contabiliza feminicídios e tentativas, estupros, homicídios, agressão verbal, tortura e cárcere privado.
A Rede de Observatórios de Segurança destaca que feminicídios e tentativas de feminicídios, quando o assassinato de uma mulher cometido por "razões da condição de sexo feminino", correspondem a 69% das violências cometidas contra as mulheres.
A pesquisa aponta que a maioria dos feminicídios foram cometidos ou tentados por ex ou atuais companheiros das vítimas, motivados por brigas e términos de relacionamentos.
“Os números surpreendem no Piauí por se tratar de um estado menor e com metade da população do Maranhão. O estado também se destaca no número de meninas vítimas de estupro, o tipo de violência contra crianças e adolescentes mais recorrente nos dois estados. São 53 casos”, diz trecho do levantamento.
*Com informações do portal G1 Piauí