Por Antonio Francisco da Silva
Visitei hoje fazenda Santa Vitória na localidade Vitória de Cima, zona rural de Batalha, na companhia do secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Juventude Francisco Castro (Neném Celedone), do motorista José Edson (Júnior),dos professores Genival Machado, Antônio de Pádua (Careca), da historiadora Patrícia e da arqueóloga Luzia que são funcionárias do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Ao chegar lá fiquei encantado com o casarão que existe no lugar. Colhemos muitos relatos dos moradores que nos disseram que o casarão foi construído no século XVIII. Suas paredes possuem uma espessura de aproximadamente 80cm.
A recepção do Josafá , sua esposa Roseli e seu filho Delano para conosco foi muito carinhosa. Foi dado pela Prefeitura Municipal o pontapé inicial de uma grande obra, obra essa que tem o intuito de preservar o nosso patrimônio histórico e assim gerar prosperidade para a amada Batalha.
Com certeza as pessoas do próprio município, dos municípios vizinhos e até de outros estados virão visitar e através dessas visitas ocorrerá a geração de renda para nossa Batalha.
*Esse texto foi escrito pelo Professor de Biologia da Rede Estadual e Municipal de Ensino, Antonio Francisco da Silva.