Por Pedro Mateus Ferreira e Millena Brito
Onde foi publicado: TikTok
Etiqueta: Falso (Se faz)
É falsa a informação que o presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT) cortará 200 reais do Auxílio Brasil. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) tem como autor o Poder Executivo representado pelo Presidente da República, no caso, o mandatário é Jair Bolsonaro (PL). O Projeto de Lei Orçamentária enviado ao Congresso Nacional em 31/08/2022, de autoria do Presidente da República, prevê o Auxílio Brasil de 405,00 reais e também o novo salário mínimo de R$1.302,00, cujo valor foi corrigido pela inflação.
A COAR identificou um vídeo viral na rede social TikTok que distorce um trecho da edição do Jornal Nacional do dia 31/08/2022 sobre o PLOA 2023. O vídeo afirma que Lula acaba de cortar 200 reais do “Auxílio Brasil”, porém a informação é falsa.
Cabe ao Poder Executivo, a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA que é enviado ao Congresso Nacional para que seja examinado, discutido, ajustado e aprovado pelos Deputados Federais e Senadores da República. O Projeto de Lei Orçamentária foi planejado em 2022, cujo presidente em exercício é o Presidente Jair Bolsonaro (PL), que representa o Poder Executivo, autor do PLOA. Ademais, o projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA foi enviado ao congresso em 31/08/2022, ou seja, foi feito pelo governo Bolsonaro.
Cabe destacar que Luís Inácio Lula da Silva (PT) assumirá o cargo de Presidente da República em janeiro de 2023, logo não teve participação na elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), já que não era o presidente em exercício.
Alcance da publicação
Até o fechamento desta publicação, o vídeo contava com 26.387 mil comentários, 225,6 mil curtidas, 13,2 mil salvos e 99,1 mil compartilhamentos no WhatsApp.
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).