Hoje (19), é celebrado o dia de um dos mais tradicionais pratos da culinária nordestina, o Cuscuz. O delicioso cuscuz é reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Além de ser um alimento bem versátil, já que pode ser servido como café da manhã, almoço, lanche e jantar, o cuscuz também é bastante variado, tem doce, salgado, recheado ou simples.
Para comemorar esta data tão especial para nós nordestinos, a página de humor Suricate Seboso, fez uma postagem nas redes sociais com vários memes para os apaixwonados pelo amarelinho.
Entre os memes, a página destaca uma imagem do famoso pé de ipê da localidade Lages, na zona rural de Batalha, e brincou “Urris negada, achei um pé de cuscuz e ainda tá carregado”.
O cuscuz, da forma como é consumida aqui no Nordeste, é feito a partir do fubá de milho, que é uma espécie de farinha com flocos finos e que absorvem mais água. A massa é cozida no vapor de água e comida tanto como acompanhamento quanto como prato principal, junto a manteiga, ovo, queijo, legumes, frango ou peixe, por exemplo.
Aprenda a fazer cuscuz
A receita do cuscuz tradicional é bastante simples, um dos motivos pelos quais o alimento tão fortemente faz parte do cotidiano. Confira, abaixo, o passo a passo;
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de flocão;
- 1 xícara de chá de água;
- Uma colher de chá de sal, ou a gosto.
Modo de preparo
- Misture bem os ingredientes e deixe descansar por dez minutos;
- Coloque água até metade da parte inferior da cuscuzeira;
- Coloque a massa na parte superior e tampe;
- Leve ao fogo por dez minutos;
- Desligue o fogo e deixe descansar por dez minutos;
- Sirva e se delicie.