Na noite do último sábado (18), um motorista de 69 anos foi preso em flagrante pela polícia militar de Campos Novos, Oeste de Santa Catarina, após colidir o veículo dele contra uma placa de trânsito e tentar evadir-se do local, sendo interceptado por viaturas.
Segundo relatos da polícia, o motorista é um músico conhecido na região e teria protagonizado uma espécie de "serenata" ao ser abordado pelos policiais militares. A polícia confirmou a prisão em flagrante do idoso.
O subtenente responsável pelo caso mencionou que o idoso, apesar de sua notoriedade na área musical e da ausência de registros policiais anteriores, foi detido em conformidade com a legislação vigente. O teste de bafômetro revelou uma concentração de 0,96 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
O que diz a lei?
De acordo com a legislação de trânsito, a infração por embriaguez ao volante prevê multa de R$ 2.934,70 e a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para casos em que o teste de bafômetro constate índices inferiores a 0,34 miligramas de álcool por litro de sangue.
Porém, ao ultrapassar o limite de 0,33 mg/L, o condutor incorre em um crime de trânsito, estando sujeito a uma pena que varia de seis meses a três anos de detenção.