Os alunos do Pré II da Unidade Escolar Joana D’arc Castelo Branco, situada em Caraíbas II, na zona rural de Batalha, deram vida ao inspirador projeto "Brincar de quê?". Com entusiasmo e criatividade, os estudantes confeccionaram seus próprios brinquedos e desfrutaram de momentos repletos de diversão e aprendizado.
Sob a orientação e colaboração das professoras Solimar Mendes, Erilene Alves e Teliane Bento, as crianças deixaram fluir a imaginação, utilizando materiais reciclados para a criação dos brinquedos que foram apresentados durante o projeto. Um vídeo com as atividades pode ser acessado ao final desta matéria.
Além disso, é importante ressaltar que todos os brinquedos que demandaram cortes com tesoura ou estilete foram confeccionados pelas professoras responsáveis pelo projeto.
Entre os brinquedos produzidos, destacam-se a amarelinha, confeccionada com papelão e cuidadosamente pintada pelos pequenos, o boboquê, criado a partir de garrafas pet e tampas, além da bola, feita com páginas de livros antigos que estavam sem uso na escola. Os carros foram habilmente montados com garrafas pet, palitos de churrasco e papelão, enquanto os telefones foram moldados a partir de copos de requeijão. O jogo da velha ganhou forma com papelão e tampas de garrafa pet.
O projeto vai além da diversão. Ele busca oferecer aos estudantes momentos de convivência saudável, promovendo uma abordagem amigável, criativa e construtiva. Através do ato de brincar, as crianças são estimuladas a aprender, adquirir conhecimento, explorar a criatividade, imaginação e desenvolver habilidades sociais e motoras fundamentais para seu crescimento.
O brincar, nesse contexto, se caracteriza pela liberdade de escolha da criança, pois compreende-se que é por meio das escolhas que ela desenvolve sua autonomia, aprendendo a executar atividades por conta própria e discernir suas preferências.
A iniciativa não apenas proporciona momentos lúdicos, mas também reforça a importância do aprendizado através do brincar, um aspecto vital no processo de desenvolvimento infantil.