Na segunda-feira (15), o Governo do Piauí anunciou que mais 151 escolas da rede estadual passarão a oferecer a modalidade de ensino em tempo integral a partir deste ano. Em Batalha, a Unidade Escolar Dirceu Arcoverde também adotará essa modalidade.
Em 2023, o Piauí saltou de 96 para 200 escolas em tempo integral. Em 2024, o estado chegará a 351 unidades nesse formato, o equivalente a cerca de 70% das escolas estaduais.
Com a expansão, 178 dos 224 municípios do Piauí passam a ter, ao menos, uma escola em tempo integral. A medida atinge 69 mil alunos, o que corresponde a 65% de todos os alunos da rede estadual.
Segundo o governador Rafael Fonteles (PT), o modelo de ensino em tempo integral será universalizado até o início de 2026. "É um modelo que potencializa o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos, por isso apostamos nele. A partir dele, aliado ao ensino profissional e técnico que estamos implantando, teremos melhores resultados e mais oportunidades a todos", disse Fonteles.
Governador Rafael Fonteles e secretário Washington Bandeira |
Segundo Washington Bandeira, secretário da Educação, os investimentos direcionados as 151 novas escolas de tempo integral do Piauí chegam a mais de R$ 467 milhões. "Seguiremos o trabalho de expansão e universalização das escolas em tempo integral, realizando cada vez mais investimentos em pessoal, infraestutura, modelo pedagógico, transporte e alimentação. Dessa forma, atingiremos a meta de chegar ao topo do ranking nacional em educação pública", frisou o secretário.