O Piauí está em segundo lugar no ranking nacional de suicídios, com uma taxa de 11,83% em relação ao total de óbitos no estado em 2021, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (12,37%). Os dados foram divulgados na segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde, no boletim epidemiológico sobre o panorama dos suicídios e lesões autoprovocadas no Brasil.
O estudo, realizado com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), revela um aumento preocupante de 66,7% na taxa de suicídio no Piauí nos últimos 11 anos. Entre 2019 e 2021, período marcado pela pandemia da COVID-19, houve um crescimento de 11,9% nos casos. A média nacional no mesmo período ficou entre 6,65% e 7,45%.
Apesar da gravidade do problema, o suicídio ainda é cercado de tabus e estigmas, seja por questões culturais, religiosas ou até mesmo por medo e vergonha. Essa realidade dificulta a busca por ajuda e a implementação de medidas eficazes de prevenção.
O CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e sigilosa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento é realizado por telefone, email, chat e voip.