Seja moldando sonhos em argila, tecendo histórias com fios, esculpindo o futuro em madeira, ontem, 19 de março, foi celebrado o Dia do Artesão. Uma data para reconhecer, valorizar e homenagear aqueles cujo trabalho representa a identidade e a cultura do nosso estado.
Celebrar o Dia do Artesão vai além de admirar a beleza das peças produzidas. É também um momento de reflexão. Segundo o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, com a valorização do artesão, é possível preservar as tradições culturais e contribuir para o desenvolvimento econômico, além de estimular a criação de políticas públicas em prol dos artesãos. “A superintendência visa sempre promover o artesanato, o artesão e dar valor a esse feitio, que é tão rico para a nossa herança cultural”, aponta.
De acordo com o artesão José Cortês, a data é importante para estimular as novas gerações de artesãos a darem continuidade na arte de fazer artesanato. “O conselho que eu dou para as próxima geração de artesãos é que continuem. Não deixem a arte morrer, não deixem a arte ficar atrás, porque a gente envelhece, a gente morre e a arte sempre fica, ela é imortal”, destaca.
Para Josielton Sousa, ser artesão significa uma terapia. “Dentro desses 27 anos de profissão, eu sempre trabalhei na expectativa de passar meus conhecimentos para que não deixasse essa arte e esse ofício morrer, para dar continuidade à nossa arte santeira. Eu sou da terceira geração de santeiros do Mestre Dezinho. Nosso artesanato é uma arte muito bonita e somos reconhecidos em outros estados. É gratificante quando a gente vai pra outros estados e leva o nosso trabalho, que encanta os olhos das pessoas que visitam as feiras e eventos por onde a gente passa”, finaliza.
A Sudarpi tem desempenhado um papel importante na promoção do trabalho dos artesãos, proporcionando-lhes uma maior visibilidade e acesso ao desenvolvimento econômico.
Segundo o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, essa data reflete conquistas, sendo um convite para as pessoas apreciarem e conhecerem a arte e as histórias dos artesãos piauienses. “Enquanto celebramos o Dia do Artesão, convido a todos a reconhecer e apoiar o trabalho singular e autêntico, realizado com muita criatividade pelos nossos talentosos artesãos”, frisa.