A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, confirmaram a segunda morte por dengue no estado neste ano. O falecimento foi divulgado nesta sexta-feira (15).
O paciente, um comerciante de 51 anos, veio a óbito devido à doença no hospital regional de Bom Jesus. O primeiro caso confirmado de morte pela dengue em 2024 também ocorreu em Bom Jesus, sendo um lavrador de 26 anos o primeiro a falecer.
Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, declarou que será reforçada a mobilização do município não apenas na prevenção da doença, mas também nos cuidados clínicos, visando controlar as mortes.
Além dos dois casos confirmados, a Sesapi investigava uma notificação suspeita, que foi descartada. Outra morte em investigação, sem confirmação de diagnóstico de dengue, foi a de um menino de 9 anos, residente em Baixa Grande do Ribeiro.
Os casos de dengue têm apresentado aumento no Piauí nos dois primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Em 2023, foram registrados 4 óbitos pela doença. No entanto, houve redução nos casos de zika e chikungunya. Os dados são do boletim epidemiológico da Sesapi.