O estado do Piauí registrou um aumento no número de vítimas fatais da dengue, com o total chegando a quatro confirmadas laboratorialmente. As informações foram confirmadas por Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), nesta quinta-feira (4).
Três das vítimas eram residentes de Bom Jesus, incluindo uma mulher de 31 anos, sendo a morte mais recente. A outra vítima, uma paciente de Manoel Emídio, estava internada na maternidade Dona Evangelina Rosa e, segundo Costa, seu óbito foi também consequência de outras comorbidades.
As primeiras fatalidades registradas neste ano no estado foram de um comerciante de 51 anos e de um lavrador de 26 anos, ambos de Bom Jesus. A Sesapi, através do Laboratório Central do Piauí (Lacen), investiga outras duas mortes potencialmente ligadas à doença.
Este aumento nas fatalidades ocorre em um contexto de elevação significativa nos casos de dengue no Piauí, com um incremento de 91,5% em relação ao ano anterior.
Sintomas e Tratamento da Dengue
Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves, incluindo febre, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, dor abdominal intensa, vômitos, e sinais de alerta como letargia ou irritabilidade.
A Sesapi recomenda que, ao identificar sintomas da dengue, os indivíduos busquem atendimento médico para receber o tratamento adequado. Para casos leves, as orientações incluem repouso durante o período febril, hidratação adequada, e uso de paracetamol ou dipirona para alívio da dor e febre. Importante evitar o uso de ácido acetilsalicílico. Em situações de sintomas de alarme, como dor abdominal intensa e vômitos persistentes, é crucial o retorno imediato ao serviço de saúde, podendo ser necessária a internação para manejo clínico adequado.