A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 está sendo alvo de um golpe na internet. Um site não governamental foi criado, imitando o mecanismo de interatividade da Página do Participante, através de uma personagem chamada ‘Nanda’. No atendimento, o chat solicita ao candidato que informe o CPF e, em seguida, todos os dados pessoais, gerando um falso boleto da taxa de inscrição (GRU) no valor de R$ 85.
As inscrições para o Enem 2024 podem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 07 de junho, através do site oficial da Página do Participante do Enem 2024. O pagamento da taxa de inscrição pode ser efetuado até o dia 12 de junho. A compensação bancária ocorre em até três dias úteis (exceto feriados e finais de semana), após o pagamento da taxa de inscrição.
Nota do Inep
Nesta quinta-feira, 30 de maio, o Inep identificou a criação de uma página com interface semelhante ao sistema de inscrição do Enem, direcionando para uma plataforma de pagamentos via pix ou cartões, com o intuito de aplicar golpes. O Instituto já acionou a Polícia Federal para tomar as providências necessárias, visando derrubar a página e apurar os responsáveis pela ação. A Página do Participante do Enem, acessível pelo portal do Inep ou pelo endereço enem.inep.gov.br/participante, está funcionando normalmente sem registros de interferência. É importante ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, disponibilizado ao inscrito apenas após o acesso ao sistema do exame por meio do login único do gov.br.