Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Piauí (PM) resultou na maior apreensão de cocaína registrada no país em 2024. A abordagem ocorreu na BR 020, inicialmente em Santo Antônio de Lisboa (PI) seguindo para Picos (PI). O veículo abordado era um VW/29.520 METEOR 6X4 (caminhão) de cor branca, conduzido por um homem de 36 anos, acompanhado por outro de 32 anos.
Durante a abordagem, os ocupantes demonstraram nervosismo e deram respostas inconsistentes, levantando suspeitas sobre a carga. Na cabine do veículo, foram encontrados nove comprimidos de nobésio (rebite), enquanto o passageiro estava com 42 "trouxinhas" de cocaína, alegando vendê-las em postos de combustível.
Devido à falta de internet para consulta e à insegurança no local, os policiais encaminharam o veículo para uma verificação mais detalhada na Unidade Operacional da PRF em Picos. Consultas aos sistemas da PRF revelaram que o condutor tinha antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, e o passageiro admitiu ter sido pego anteriormente com uma pequena quantidade de drogas.
Após uma inspeção minuciosa na carga, foram encontrados 675 tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína e 100 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína, ocultos entre carregamento de milho. Os envolvidos e os ilícitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Teresina (PI) para os procedimentos cabíveis.
A quantidade apreendida, que supera em quase três vezes o total de cocaína apreendida no estado do Piauí em todo o ano de 2023, é considerada a maior do país em 2024 e a maior da história da PRF no estado. No ano anterior, a PRF apreendeu aproximadamente 45 toneladas de cocaína em todo o Brasil, enquanto em 2024 já foram apreendidas mais de 12,5 toneladas.