Um lavrador de 56 anos, natural de Piripiri, a 180 km de Teresina, faleceu nesta terça-feira (27) enquanto estava internado no Instituto Natan Portella, em Teresina, com suspeita de raiva humana. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto.
Conforme informações, o lavrador foi mordido por um sagui na zona rural de Piripiri em 15 de julho. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), ele buscou atendimento médico apenas após manifestar sintomas como vômito, salivação excessiva e episódios de desmaios. No dia 12 de agosto, foi transferido do Hospital Regional Chagas Rodrigues para o Natan Portella, em Teresina.
A Sesapi informou que está investigando se o caso se trata de raiva humana. Amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen), que as encaminhou ao Instituto Pasteur, em São Paulo, referência nacional para exames de raiva. Até o momento, o resultado do exame ainda não foi divulgado, e o caso segue em investigação.
A raiva é uma doença viral grave que afeta mamíferos, incluindo humanos. Ela é transmitida pela saliva de animais infectados, geralmente através de mordidas. A raiva é quase sempre fatal uma vez que os sintomas aparecem, por isso a prevenção e o tratamento precoce são essenciais. No Brasil, a vacinação de animais domésticos é uma medida importante para evitar a propagação do vírus.