Nesta sexta-feira (30), o teto do Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, desabou no início da tarde, durante uma distribuição de cestas básicas. O acidente resultou em duas mortes confirmadas, de acordo com informações da Prefeitura do Recife.
Testemunhas relataram cenas de pânico no momento do desabamento, com pessoas correndo para tentar ajudar as vítimas que ficaram presas sob os escombros. As vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, localizada na mesma região, e para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
As causas do desabamento ainda estão sob investigação. A administração do santuário havia informado, através de uma postagem no Instagram, que a instalação de placas solares no teto da igreja foi finalizada há apenas seis dias.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil foram mobilizadas para o local, conforme informações do Centro de Operações do Recife (COP).
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que estava no Sertão em uma agenda administrativa, declarou em nota: "Acabo de saber do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife. [...] Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos."
A vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), também se manifestou sobre a tragédia, afirmando em uma postagem na rede social X (antigo Twitter) que estava a caminho do local para acompanhar a situação de perto.