O estado do Piauí poderá registrar temporais localizados com ventos fortes e raios no final de setembro e início de outubro, devido à atuação de um fenômeno atmosférico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A previsão é do climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do estado.
De acordo com Costa, o VCAN é um fenômeno comum durante a primavera e o verão, que se forma na alta troposfera, caracterizado por ventos que giram no sentido horário nas camadas superiores da atmosfera. Ele pode provocar episódios rápidos de chuva, porém, com rajadas intensas de vento.
“Essas chuvas costumam ser rápidas e com pouco volume, mas com boas rajadas de vento”, afirmou o climatologista, ressaltando que os VCANs têm o potencial de influenciar a distribuição das chuvas nos meses seguintes, atuando como redistribuidores de umidade.
Ainda segundo o especialista, o fenômeno pode durar cerca de 10 dias e, geralmente, se desloca do Atlântico em direção ao noroeste do Brasil. A Defesa Civil do Piauí já está monitorando o VCAN para fornecer informações atualizadas à população.
A população deve se preparar para possíveis ventos fortes durante esses temporais, e a Defesa Civil recomenda atenção às atualizações meteorológicas.