Com pesar, o Diário de Caraíbas informa o falecimento da senhora Maria Madalena Machado, aos 86 anos, mais conhecida como Dona Mada, ocorrido nesta segunda-feira (30). Dona Mada era uma pessoa querida e respeitada no município de Batalha. Ela era mãe do atual presidente da Câmara Municipal de Batalha, vereador Guilherme Machado, e do ex-vice-prefeito Elvis Machado, além de avó do atual chefe de Gabinete do Município, Ravaneli Machado.
O prefeito de Batalha, José Luiz Alves Machado, lamentou profundamente a perda de Dona Mada e decretou ponto facultativo para o funcionalismo público municipal nesta terça-feira, 1º de outubro, em sinal de luto. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde também suspenderam suas atividades em respeito à memória da falecida.
Em nota de pesar, o prefeito exaltou a trajetória de Dona Mada como matriarca da família, destacando sua força e dedicação à criação de seus filhos e netos, que hoje atuam com destaque nos campos da política, educação e direito. Ele ressaltou ainda a importância de seu legado como cidadã e exemplo de coragem, fé e resiliência, além de sua contribuição ao município como funcionária aposentada da área da saúde, onde trabalhou com grande humanismo.
A Secretaria Municipal de Educação também se manifestou, suspendendo as aulas nas escolas da rede municipal nesta terça-feira. As atividades escolares serão retomadas normalmente no dia seguinte, 2 de outubro. Já a Secretaria Municipal de Saúde, sob a gestão de Luana Machado, informou que todos os atendimentos programados estarão suspensos no dia 1º, com exceção dos serviços de urgência e emergência, que continuarão funcionando normalmente.
Maria Madalena Machado deixa um legado de união e dedicação, que, nas palavras do prefeito José Luiz, “continuará inspirando as gerações futuras.” O Diário de Caraíbas lamenta profundamente essa perda e expressa suas sinceras condolências à família enlutada.