Quatro novos Defensores Públicos foram empossados nesta sexta-feira (11) no auditório Esperança-Garcia, no Edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, em Teresina. A piauiense Amábile da Costa Araújo, os cearenses Amanda Freitas dos Santos e Lucas Gomes Veras, e o maranhense Paulo Victor Menezes passam a integrar o quadro da instituição, elevando para 123 o número de Defensores Públicos no Estado.
A cerimônia foi conduzida pela Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e contou com a presença de autoridades estaduais, Defensoras e Defensores Públicos, além de familiares e amigos dos empossados. A inclusão dos novos profissionais reforça a capacidade de atendimento da Defensoria Pública, instituição essencial para garantir o acesso à justiça à população em situação de vulnerabilidade.
Falando em nome dos empossados, Amábile da Costa Araújo destacou a trajetória de luta para a conquista da vaga e o compromisso dos novos Defensores com a qualidade do atendimento à população. "É um sonho muito grande. O nosso maior desejo é prestar o melhor serviço que a Defensoria merece, honrando os Defensores que já estão aqui", afirmou.
Participando de forma virtual, o Presidente do Conselho Nacional de Defensores e Defensoras Públicos (Condege), Oleno Matos, ressaltou a responsabilidade dos novos Defensores. "Vocês não são apenas Defensores Públicos, são a esperança de milhares de pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade", destacou.
O Vice-Presidente da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Dárcio Rufino de Holanda, também celebrou a posse, afirmando que a chegada dos novos profissionais representa uma grande vitória e motivo de comemoração para a Defensoria.
Carla Yáscar Belchior, Defensora Pública Geral do Piauí, reforçou a importância dos novos defensores para fortalecer a atuação da instituição, especialmente no interior do Estado. "Já são onze novos colegas que vêm para fortalecer a atuação no interior do Piauí. Recebemos elogios e reconhecimento pela atuação deles, o que nos enche de orgulho", afirmou.