A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6x1 – seis dias consecutivos de trabalho para um de folga – ganhou força na Câmara dos Deputados e segue para tramitação após alcançar o número necessário de assinaturas. Entre os parlamentares do Piauí, quatro deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) já manifestaram apoio formal à proposta.
Os deputados Merlong Solano, Florentino Neto, Dr. Francisco e Flávio Nogueira, todos do PT, assinaram o documento que impulsiona a tramitação da PEC na Câmara. Ao todo, o PT já contabiliza 68 assinaturas de seus deputados federais.
Outros seis parlamentares do Piauí ainda não se manifestaram sobre a PEC: Átila Lira (PP), Castro Neto (PSD), Jadyel Alencar (PV), Júlio Arcoverde (PP), Júlio César (PSD) e Marco Aurélio Sampaio (PSD).
A PEC é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e surge em parceria com o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ). A proposta busca abolir a escala de trabalho 6x1, argumentando que a prática prejudica a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.
A aprovação do texto inicial pela Câmara ainda dependerá da análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde serão discutidos possíveis ajustes. Caso a PEC seja aprovada na CCJ, uma comissão especial será formada para examinar a proposta antes de sua votação no plenário da Câmara.