UFPI expulsa aluno condenado por estupro e assassinato de estudante

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oficializou a expulsão de Thiago Mayson da Silva Barbosa, condenado a 18 anos e seis meses de prisão pelo estupro e assassinato da estudante de Jornalismo Janaína Bezerra, ocorrido em janeiro de 2023 no campus da instituição.  

A decisão foi tomada em 19 de novembro por meio de resolução assinada pelo ex-reitor Gildásio Guedes, dois dias antes de deixar o cargo, e publicada oficialmente no dia 21 de novembro. A medida segue a recomendação do Centro de Ciências da Natureza (CCN), que, após sindicância, apontou a necessidade de desligamento do então aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática.  

Com a expulsão, Thiago Mayson está impedido de frequentar aulas, realizar atividades acadêmicas e concluir o curso. A UFPI reforçou que a medida é um desdobramento do processo administrativo que analisou a gravidade da conduta do ex-aluno.  

Thiago foi condenado pelos crimes de homicídio, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. Desde o julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, no final de 2023, ele está preso cumprindo a pena.

Quem foi Janaína?

Janaína da Silva Bezerra era estudante de Jornalismo da UFPI, tinha 22 anos, nasceu em Teresina, capital do Piauí, e morava na Zona Norte da cidade. Ela foi brutalmente assassinada em uma sala da universidade durante uma calourada entre a noite 27 e 28 de janeiro de 2023. Segundo a Polícia Civil, Janaína foi estuprada, teve o pescoço quebrado e sofreu vilipêndio de cadáver (violência após a morte).

Mas além disso, Janaína era uma filha amável e uma amiga companheira. Segundo a mãe dela, Maria do Socorro Silva, a filha gostava de manter a família reunida. Em eventos comemorativos, Janaina sempre animava os familiares para estarem juntos. Seu sonho, segundo a mãe, era cursar Jornalismo.

Postagem Anterior Próxima Postagem