Na noite deste domingo (5), o longa brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, não conquistou o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira. A produção foi derrotada pelo francês Emilia Pérez, vencedor da categoria.
Outros concorrentes à estatueta incluíam A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), Vermiglio (Itália), Tudo que Imaginamos como Luz (Índia) e A Garota da Agulha (Dinamarca).
O Brasil só venceu o Globo de Ouro nesta categoria uma vez, com Central do Brasil, também de Salles, na cerimônia de 1999. Ambos os filmes compartilham a presença de Fernanda Montenegro no elenco, que recebeu indicação de melhor atriz de drama à época. Este ano, sua filha, Fernanda Torres, seguiu os passos da mãe ao ser indicada na mesma categoria.
Foto: Divulgação |
A derrota no Globo de Ouro pode dificultar o caminho de Ainda Estou Aqui rumo ao Oscar de melhor filme internacional. O filme está na pré-lista da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que revelará os cinco finalistas no próximo dia 17.
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva e o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar brasileira. O filme se tornou um sucesso de público no Brasil, atraindo mais de três milhões de espectadores. Com a visibilidade das premiações internacionais, espera-se que continue a atrair espectadores aos cinemas do país.