Neste domingo (12), o filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" foi consagrado com o prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos.
Dirigido por Walter Salles, o longa foi elogiado por retratar, de maneira íntima e impactante, os horrores de uma ditadura sob a perspectiva de uma mãe lutando pela proteção de seus cinco filhos e por sua dignidade.
A justificativa do júri destacou a habilidade do diretor em evocar a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, capturando um momento histórico com detalhes meticulosos e convincentes.
Além do prêmio principal, o festival também reconheceu outros talentos do cinema internacional. Zoe Saldaña foi premiada como Melhor Atriz por sua atuação em "Emília Perez". O filme italiano "Vermiglio", que já havia recebido o Grande Prêmio do Júri em Veneza no ano anterior, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro Internacional.
O cinema brasileiro teve mais uma menção honrosa com o filme "Manas", de Marianna Brennand. Estrelado por Dira Paes, o longa aborda com delicadeza histórias reais e chocantes de meninas que sofrem abuso sexual, tanto no ambiente doméstico quanto nas balsas de comércio ao redor da Ilha do Marajó, no Pará.