Uma forte onda de calor começou nesta quarta-feira (12) e deve persistir até o dia 21 de fevereiro em diversas regiões do Brasil. De acordo com a Climatempo, estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste enfrentarão altas temperaturas, podendo chegar a quase 40ºC em locais como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí.
A previsão também indica que o calor intenso afetará o Paraná, São Paulo e o Espírito Santo. Apesar da alta temperatura, a sensação térmica pode ser ainda maior devido à umidade do ar. Em algumas regiões, a combinação de calor e umidade pode fazer com que a sensação térmica ultrapasse os 50ºC.
Segundo a Climatempo, algumas capitais podem registrar recordes de calor para 2025. São Paulo e Rio de Janeiro têm previsão de temperaturas elevadas entre quarta (12) e quinta-feira (13), podendo atingir 35ºC e 39ºC, respectivamente. Em Belo Horizonte e Vitória, os recordes são esperados entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), com temperaturas de até 35ºC e 39ºC.
A Organização Meteorológica Mundial classifica como onda de calor o período em que as temperaturas permanecem pelo menos 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos. Diante do calor extremo, especialistas recomendam hidratação constante, evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, usar roupas leves e aplicar protetor solar regularmente. Em casos de exaustão térmica ou insolção, com sintomas como tontura e náusea, é fundamental procurar atendimento médico.