O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), será empossado nesta quarta-feira (5) como presidente do Consórcio Nordeste. A cerimônia ocorrerá às 11h, durante a 1ª Assembleia Geral de 2025 da entidade, em Brasília (DF). O mandato terá duração de um ano.
Fonteles assume o cargo com o compromisso de fortalecer o protagonismo da região nordestina, priorizando a transição energética, o desenvolvimento sustentável, a segurança, a educação e a saúde pública. Segundo o governador, o foco será o compromisso dos estados nordestinos com práticas inovadoras e inclusivas para impulsionar o crescimento regional.
“Essas pautas serão prioridades da nossa atuação junto ao Congresso, ao Governo Federal e aos tribunais superiores. A ideia é estar em constante diálogo, sintonizado, para que possamos representar de fato os anseios dos nove governadores e governadoras. O nosso compromisso é claro: fortalecer o protagonismo da nossa região, impulsionando o desenvolvimento sustentável, a inovação e a inclusão social”, afirmou Fonteles.
Eleito por unanimidade na Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, realizada em 12 de dezembro de 2024, em Natal (RN), Rafael Fonteles sucede a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. O cargo também já foi ocupado por outro piauiense, o atual ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Criado em março de 2019, o Consórcio Nordeste é formado pelos nove estados da região – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e tem como objetivo promover a cooperação regional para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável.