O cantor sertanejo Gusttavo Lima agradeceu o desempenho apontado em uma pesquisa presidencial realizada pelo instituto Genial/Quaest. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou, “O Brasil tem jeito. Não vamos desistir do Brasil”.
O levantamento revelou que Gusttavo Lima aparece com 12% das intenções de voto no cenário principal, empatado tecnicamente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 13%. Ambos estão atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera com 30%.
“Eu não esperava um resultado desse agora, já que o Brasil tem tantos nomes que gosto”, declarou o cantor, que, em janeiro deste ano, colocou seu nome à disposição para concorrer à Presidência da República.
Próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Gusttavo Lima ainda não se filiou a nenhum partido. Caiado, que também é pré-candidato ao Planalto, aparece com 3% das intenções de voto, empatado com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Sobre a pesquisa
O levantamento ouviu 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro, com margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Nos cenários projetados, Lula lidera em todos. No principal cenário analisado, os resultados foram:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 30%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 13%
- Gusttavo Lima (Sem partido) – 12%
- Pablo Marçal (PRTB) – 11%
- Ciro Gomes (PDT) – 9%
- Romeu Zema (Novo) – 3%
- Ronaldo Caiado (União) – 3%
- Os indecisos somam 5%, enquanto brancos, nulos ou que não pretendem votar alcançam 14%.
A pesquisa também testou cenários com a ausência de determinados candidatos, mantendo sempre Lula na disputa.