Operação contra ‘grau’ cumpre mandados em Piracuruca e outras cidades

Nova fase da Operação Rolezinho impõe sanções a suspeitos de manobras ilegais com motocicletas e uso indevido das redes sociais
Foto: Divulgação/SSP

A Polícia do Piauí cumpriu, na manhã desta terça-feira (8), 20 mandados de busca e apreensão durante mais uma fase da Operação Rolezinho, que tem como foco a repressão à prática de manobras perigosas com motocicletas, conhecidas como “grau”, realizadas em vias públicas. As ações ocorreram simultaneamente em quatro municípios: Teresina, José de Freitas, Campo Maior e Piracuruca.

Coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI), a operação aplicou 140 medidas cautelares diversas da prisão. Entre elas, sete determinações específicas foram direcionadas a cada alvo, determinadas pela Justiça.

Foto: Divulgação

As medidas incluem comparecimento obrigatório ao juízo quando intimado, proibição de deixar a comarca sem autorização, acompanhamento psicossocial remoto, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por seis meses, recolhimento domiciliar noturno e integral nos fins de semana, além de monitoramento eletrônico durante o mesmo período.

A operação também impôs restrições ao uso das redes sociais. Foi determinada a exclusão imediata de postagens relacionadas a “grau” e “rolezinhos”, além da proibição de novas publicações com esse tipo de conteúdo.

Foto: Divulgação

A ação contou com o apoio das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além de representantes das Secretarias de Segurança Pública de nove estados — entre eles, Paraná, Maranhão, Rondônia, Paraíba, Amazonas, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Sergipe — que estão em Teresina participando de um curso nacional de capacitação voltado ao enfrentamento de crimes de direção perigosa.

De acordo com o superintendente da SOI, delegado Matheus Zanatta, muitos dos investigados exercem forte influência digital, o que tem potencializado comportamentos de risco entre jovens. “Essas condutas aumentam o número de acidentes e contribuem para a desordem pública. A operação faz parte das atividades práticas do curso nacional sobre o protocolo de repressão à direção perigosa”, explicou.

WhatsApp Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.