O corpo do papa Francisco foi levado nesta quarta-feira (23) da capela da residência Santa Marta até a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde permanecerá em velório aberto ao público até sexta-feira (25).
A cerimônia de início do velório foi presidida pelo camerlengo do Vaticano, cardeal Kevin Farrell, que incensou e benzeu o corpo do pontífice antes da abertura para visitação. Em seguida, cardeais e clérigos fizeram reverência diante do caixão, disposto de forma simples e aberto, conforme a tradição.
A visitação pública começou pouco antes das 6h (horário de Brasília) desta quarta-feira, quando já havia uma longa fila de fiéis. O corpo poderá ser visitado nos seguintes horários:
- Quarta-feira (23): das 6h às 19h
- Quinta-feira (24): das 2h às 19h
- Sexta-feira (25): das 2h às 14h
Funeral será no sábado
A celebração do funeral de Francisco está marcada para sábado (26), às 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais — responsável, nas próximas semanas, pela escolha do novo papa.
Último pedido
Em testamento, Francisco solicitou um sepultamento simples. Seu túmulo será “no chão; simples, sem ornamentos, tendo somente a inscrição: Franciscus”. O papa também expressou sua devoção à Virgem Maria, pedindo que seus restos mortais descansem na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde será sepultado após a cerimônia.