A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta segunda-feira (17), diversos produtos importados sem nota fiscal em um ônibus de transporte coletivo abordado na BR-230, em Floriano, a 250 km de Teresina. Entre os itens encontrados estavam iPhones, iPads, notebooks, perfumes e vinhos estrangeiros.
Durante a fiscalização, os policiais deram ordem de parada ao motorista e questionaram os auxiliares sobre a carga transportada. Eles informaram que as encomendas seriam entregues diretamente a uma empresa e que desconheciam o conteúdo dos pacotes.
Ao inspecionar a bagagem, a equipe encontrou os produtos sem documentação fiscal, configurando o crime de descaminho, que consiste em iludir, no todo ou em parte, o pagamento de imposto devido pela entrada ou saída de mercadoria.
GIRO DE NOTÍCIAS
EXPULSÃO – A executiva estadual do partido Progressistas (PP) decidiu, nesta segunda-feira (17), expulsar o deputado estadual Marden Menezes por infidelidade partidária. Marden aderiu à base governista, junto com mais dois parlamentares, Bárbara do Firmino e Thales Coelho, o PP decidiu não expulsar Bárbara e Thales neste momento. A sigla retirou os processos de pauta e negociará com os dois uma carta de anuência para uma desfiliação sem litígio. A medida mais dura atingiu mesmo o deputado Marden Menezes.
VAZAMENTO – O Banco Central comunicou nesta segunda-feira (17) o vazamento de dados pessoais vinculados a 25.349 chaves Pix sob responsabilidade da fintech QI SCD (QI Sociedade de Crédito Direto S.A). Esse foi o primeiro incidente de segurança registrado em 2025 pela autoridade monetária.
PEDIDO NEGADO – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou o pedido feito pela defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira, para ele passar a Páscoa com a sua família. O ex-parlamentar cumpre pena de 8 anos e 9 meses de detenção em regime semiaberto.
CELULAR NO CARREGADOR – Na tarde desta segunda-feira (17), uma adolescente de 14 anos, identificada como Maria Eduarda Alves de Brito, foi encontrada morta em sua residência, localizada na Avenida Centenário, no bairro Aeroporto, zona norte de Teresina. O corpo da jovem foi encontrado por seu irmão, por volta das 16h30, ao retornar da escola. De acordo com o tenente Cavalcante, da Polícia Militar (@pmpi_oficial), a causa da morte ainda é desconhecida, mas existe a suspeita de choque elétrico.
IMPEDIDOS? – Os advogados de Bolsonaro pediram o impedimento de Zanin e Dino, por argumentar que eles já processaram o ex-presidente no passado. A solicitação foi negada pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, no mês passado. A defesa de Bolsonaro, contudo, recorreu. O julgamento dos recursos de Bolsonaro ocorre antes da apreciação sobre o recebimento ou não da denúncia, marcada para semana que vem. Também vão ser apreciados pedidos do ex-ministro Walter Braga Netto contra o ministro Alexandre de Moraes e do general da reserva Mario Fernandes contra Dino.
FIM DOS TEMPOS – Uma mulher foi presa em Cuiabá, Mato Grosso, na quinta-feira (13), suspeita de assassinar a jovem Emilly Azevedo Sena, de 16 anos, grávida de nove meses, para roubar seu bebê. Nataly Helen Martins Pereira, de 25 anos, confessou à polícia que cometeu o crime após sofrer dois abortos espontâneos e tentar, de forma premeditada, ficar com uma criança. A suspeita foi detida depois de tentar registrar o bebê recém-nascido no Hospital Santa Helena, alegando que a criança havia nascido em casa. O corpo de Emilly foi encontrado em uma cova rasa no quintal da casa de Nataly.
ACONTECE LÁ FORA
QUEDA – O dólar fechou em queda e a Bolsa em alta nesta segunda-feira (17), à medida que os investidores repercutiam dados fortes para a atividade econômica no Brasil e em mais um dia marcado por apetite ao risco após comentários do secretário do Tesouro americano sobre uma recessão no país, além das chances de um confronto entre os EUA e houthis no Iêmen. A moeda americana abriu a sessão rondando a estabilidade, mas passou a despencar, chegando a R$ 5,665, na mínima do dia. Ao fim do pregão, encerrou com baixa de 1,01%, cotada a R$ 5,685, renovando a mínima desde 7 de novembro.
PARTILHA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai conversar por telefone com o líder russo, Vladimir Putin, sobre o fim da guerra na Ucrânia na terça-feira. Ele diz que, entre os temas em discussão, estarão a ‘divisão de certos ativos’, mencionando diretamente ‘terras’ e ‘usinas de energia’. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já disse em muitas ocasiões que não aceitará um acordo de paz que inclua a anexação de terras ucranianas pela Rússia.
PEDIDO DE SOCORRO – Um grupo de cientistas presos em uma pequena base na Antártica enviou um e-mail pedindo resgate após alegarem que um membro da equipe ameaçou matar um colega. Segundo informações do Sunday Times da África do Sul, um dos pesquisadores do país enviou um e-mail relatando que um colega o atacou fisicamente e continuava fazendo novas ameaças. O pesquisador afirmou que a equipe de dez pessoas vive na base Sanae IV, localizada na Costa da Rainha Maud, com medo do homem, que ele representava um risco a todos, e também o acusou de agressão sexual contra um dos integrantes.
TRÊS PRA FECHAR
PRIMEIRA – Ao menos quatro fugitivas dos ataques de 8 de janeiro foram presas ao tentar entrar ilegalmente nos EUA— três delas no dia seguinte à posse de Donald Trump, em janeiro. A informação foi confirmada ao UOL pela ICE, a Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA, que também afirmou que as foragidas “aguardam a expulsão para seus países de origem”. As mulheres —três condenadas por crimes no 8/1, entre eles, tentativa de golpe de Estado, e uma ré com mandados de prisão no Brasil— estão detidas em solo americano há mais de 50 dias.
A SEGUNDA – Cristina Soares, filha do ex-prefeito Firmino Filho e da vereadora Lucy Soares, estendeu um convite à população teresinense para celebrar seu casamento com um evento aberto ao público. A cerimônia acontecerá no dia 29 de março. Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Cristina fez o convite aos seguidores: “Gostaria da participação de todos vocês nesse dia de muito amor, vai ser um evento lindo e aberto ao público, espero todos vocês aqui na região do Grande Dirceu”, afirmou, convidando a comunidade para se juntar a ela nesse momento especial.
E A TERCEIRA – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deverá considerar, a partir de 2029, a qualidade da escrita dos estudantes brasileiros com questões discursivas e ter uma nova fórmula de cálculo. Realizado a cada dois anos, esse é o principal medidor de qualidade de educação no país. As transformações começam gradualmente em 2025, ainda como testes, e devem se concretizar daqui quatro anos. O Ideb, que varia de 0 a 10, é calculado considerando o número de alunos que passam de ano e a nota que eles tiram na prova do Saeb. A tendência, no entanto, é que essa fórmula mude. A taxa de estudantes aprovados deve ser mantida, mas a segunda parte do cálculo pode sofrer alterações.