Chuvas no Piauí podem ultrapassar 100 mm por dia e elevar nível dos rios

Nos próximos sete dias, o Piauí deve enfrentar chuvas intensas, que podem ultrapassar os 100 mm diários no Centro-Norte do estado. A previsão é da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que alerta para a possibilidade de ventos fortes, raios e relâmpagos.

As regiões mais afetadas serão Teresina, Campo Maior e Valença do Piauí, devido à descida da Zona de Convergência Intertropical. Ventos podem ultrapassar 60 km/h, intensificando os impactos das precipitações.

Com o aumento do volume de chuvas, os rios Poti, Longá, Marataoã e Parnaíba devem registrar elevação nos próximos dias. Em Cabeceiras do Piauí, uma precipitação de 211 mm nas últimas 24 horas já causou uma cheia no Rio Longá, que atingiu 651 centímetros de profundidade, podendo chegar a 680 cm, segundo o Serviço Geológico Nacional.

O Rio Marataoã também está em cota de alerta, enquanto o Rio Parnaíba, na região norte do estado, pode atingir nível de atenção nos próximos dias, especialmente na cidade de Luzilândia.

Diante da previsão de chuvas intensas e elevação dos rios, recomenda-se que a população fique atenta a possíveis alagamentos e siga as orientações das autoridades.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.