Categories: Cotidiano

Defesa Civil monitora aréas atingidas pelas chuvas em Barras e Esperantina

O secretário de Estado da Defesa Civil, Nerinho, juntamente com as Diretorias de Prevenção e Resposta da Sedec, as Defesas Civis Municipais e o Corpo de Bombeiros, estiveram nos municípios de Barras e Esperantina, na segunda-feira (8), monitorando as áreas no entorno dos rios Marataoan e  Longá. Segundo relatório divulgado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB), essas áreas se encontram em alerta para o risco de inundação.

Em Barras, foram visitados os bairros de Fátima, Prainha e Pedrinhas. Já em Esperantina a equipe esteve no bairro Pedreiras e Batista de Amorim, além da Escola Municipal Conjunto Mão Santa.

Com o aumento do volume das chuvas em todo o Estado do Piauí, o rio Longá em Esperantina tem registrado um aumento rápido e significativo do seu nível, registrando quase 8 metros acima do seu nível normal, na noite desta segunda-feira (8). Com isso, várias famílias ribeirinhas já estão alojadas e assistidas pela Defesa Civil e outras, ainda com o risco iminente de inundação.

O secretário Nerinho e a equipe visitaram os pontos críticos e discutiram ações de emergência no que diz respeito à assistência das famílias atingidas. “Ressaltamos que o governador Rafael está sensível e atento a esta situação. Estamos em contato com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, já temos um planejamento de ações para trabalharmos em conjunto a fim de que a população sofra o menos possível. Tanto a Defesa Civil quanto o Corpo de Bombeiros estão aptos e preparados para qualquer resposta. Caso haja uma intercorrência ainda maior, estamos prontos para dar a assistência que as famílias necessitam, como cestas básicas, água potável e filtros. Já estamos fazendo levantamento, mostrando áreas e construindo um plano de ações de curto, médio e longo prazo”, conta o secretário.

Segundo o secretário de Assistência Social de Esperantina, Walter Sousa, várias famílias ribeirinhas já têm assistência da Defesa Civil, sendo encaminhadas para abrigos provisórios, que são as escolas da rede municipal, no intuito de minimizar os danos causados pelas enchentes. “Já temos nove famílias, 21 pessoas abrigadas nas escolas municipais, como a Escola Municipal Conjunto Mão Santa. A Defesa Civil municipal reforça que as famílias em situação de iminente inundação domiciliar comuniquem imediatamente à Defesa Civil para que possam receber atendimento imediato”, explica.
As comunicações à Defesa Civil devem ser feitas por meio do telefone/whatsapp: (86) 9495-9620.
Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo
Redacao and Redação

Share
Published by
Redacao and Redação

Recent Posts

Papa Leão XIV: o missionário americano que agora lidera a Igreja Católica

Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…

1 dia ago

Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave

Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…

2 dias ago

Fumaça preta indica impasse no segundo dia do conclave no Vaticano

Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa

2 dias ago

Sol predomina em Batalha nesta quarta (8), com máxima de 34°C

Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia

2 dias ago

Semarh inicia investigação após proliferação de vegetação no Açude Caldeirão

Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha

2 dias ago

Piauí deve enfrentar seca e calor acima da média até julho, alerta boletim climático

Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte

5 dias ago