Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estão abertas a partir desta segunda-feira (26) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, considerado o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. Os interessados devem se inscrever até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, disponível na internet.
A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. O pagamento deve ser feito até o dia 11 de junho.
Quando serão as provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos, 9 e 16 de novembro. Ao todo, o exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, além da redação em língua portuguesa.
No primeiro dia (9/11), os candidatos responderão às questões de linguagens, ciências humanas e redação. O tempo de prova será de cinco horas e 30 minutos. Já no segundo dia (16/11), os conteúdos cobrados são matemática e ciências da natureza, com duração de cinco horas.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. O início das provas será às 13h30.
E se o estudante não puder comparecer?
Segundo o edital do Inep, os participantes que estiverem impedidos de fazer a prova por motivos de saúde ou problemas logísticos poderão solicitar reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro, mediante comprovação.
Para que serve o Enem
Os resultados do Enem são usados como critério de seleção por universidades públicas e privadas, através de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Além disso, instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep também aceitam as notas do exame em seus processos seletivos.
Tatiana é mãe de três meninas e passa por tratamento após cirurgia facial
Homem foi flagrado por câmeras durante arrombamento a comércio no centro da cidade