Categories: Mundo

Guarda Suíça se prepara para possível funeral do Papa, diz jornal

As preocupações com a saúde do Papa Francisco, de 88 anos, aumentaram nos últimos dias, levando a Guarda Suíça a iniciar ensaios para um possível funeral do pontífice. Segundo o jornal suíço Blick, os membros da guarda foram colocados sob toque de recolher enquanto se preparam para a eventualidade da morte do líder católico.

Francisco, que já havia mencionado anteriormente que seu túmulo “está pronto”, sugeriu que tanto o local de seu sepultamento quanto o caixão fugiriam dos padrões tradicionais do Vaticano. A declaração reforçou especulações sobre a fragilidade de sua saúde.

O pontífice foi levado às pressas ao Hospital Gemelli, em Roma, na sexta-feira (14), após sentir dores intensas no peito. Antes de aceitar a internação, ele teria resistido por dias a deixar o Vaticano. Os médicos diagnosticaram pneumonia bilateral e recomendaram o cancelamento de compromissos oficiais, levando o Vaticano a suspender ou reagendar missas e eventos programados para esta semana.

Foto: AFP

Na terça-feira (18), o Vaticano confirmou que Francisco está com pneumonia e bronquite asmática, condições que exigem tratamento com antibóticos e cortisona. “O quadro clínico do Santo Padre segue complexo, conforme apontam exames laboratoriais, radiografia de tórax e sua condição geral”, informou o comunicado oficial.

O cardeal italiano Angelo Comastri, em entrevista à emissora Rai, afirmou que Francisco “está muito tranquilo” e que “o leme dele está nas mãos do Senhor”. Segundo o jornal britânico The Sun, pessoas próximas ao Papa receberam um relatório em que ele teria dito: “Talvez não sobreviva desta vez”.

Consciente da gravidade de sua situação, Francisco tem se dedicado nas últimas semanas a resolver questões pendentes e pediu a continuidade de seu legado em um momento político sensível para a Igreja Católica.

Apesar das preocupações, o Papa não precisou de oxigênio durante o tratamento respiratório e tem conseguido tomar café da manhã, ler jornais e até trabalhar de seu quarto no hospital. Embora o Vaticano ainda não tenha divulgado como ele está reagindo às medicações, confirmou que o pontífice não apresenta febre.

Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo
Arnaldo Silva

Jornalista formado pela UFPI, fundador e editor do Diário de Caraíbas.

Recent Posts

Papa Leão XIV: o missionário americano que agora lidera a Igreja Católica

Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…

20 horas ago

Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave

Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…

2 dias ago

Fumaça preta indica impasse no segundo dia do conclave no Vaticano

Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa

2 dias ago

Sol predomina em Batalha nesta quarta (8), com máxima de 34°C

Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia

2 dias ago

Semarh inicia investigação após proliferação de vegetação no Açude Caldeirão

Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha

2 dias ago

Piauí deve enfrentar seca e calor acima da média até julho, alerta boletim climático

Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte

5 dias ago