Categories: Geral

Moraes determina desbloqueio da rede social X após 39 dias de suspensão

Nesta terça-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o desbloqueio da rede social X, antiga Twitter, após 39 dias de suspensão no Brasil. A plataforma estava inoperante desde 30 de agosto, devido ao descumprimento de decisões judiciais da Corte.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada para comunicar a decisão aos provedores de internet, e Moraes deu 24 horas para que a medida fosse efetivada. A rede social cumpriu todas as exigências estabelecidas pelo STF, incluindo o pagamento de R$ 28,6 milhões em multas.

Motivos da suspensão

O bloqueio da rede social foi determinado em agosto, após a empresa não cumprir ordens do STF para suspender nove perfis que disseminavam conteúdos antidemocráticos e ameaças a instituições públicas, como a Polícia Federal. Entre os usuários dessas contas estavam figuras públicas como o senador Marcos do Val e influenciadores digitais.

Além disso, a empresa havia retirado sua representação legal no Brasil, o que resultou na aplicação de multas e na determinação da prisão da representante legal, caso as ordens não fossem cumpridas.

Retorno às atividades

Após a suspensão, a rede social mudou de postura em relação à Justiça brasileira. No início de outubro, a empresa informou que pagaria as multas pendentes e nomeou uma nova representante legal, a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição. O pagamento das multas e a regularização da representação no Brasil foram condições para o desbloqueio da plataforma.

Na decisão de suspensão, Moraes destacou que a rede social havia se tornado um espaço para grupos extremistas e milícias digitais divulgarem discursos de ódio e antidemocráticos, especialmente no período que antecedeu as eleições municipais de 2024.

Com o cumprimento das exigências, Moraes determinou o retorno imediato das atividades da X Brasil Internet Ltda., autorizando a reativação da plataforma no território nacional.

A rede social agora volta a operar no Brasil, com todas as pendências judiciais regularizadas, e a empresa segue sob observação das autoridades brasileiras.

Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo
Arnaldo Silva

Jornalista formado pela UFPI, fundador e editor do Diário de Caraíbas.

Share
Published by
Arnaldo Silva

Recent Posts

Papa Leão XIV: o missionário americano que agora lidera a Igreja Católica

Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…

1 dia ago

Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave

Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…

2 dias ago

Fumaça preta indica impasse no segundo dia do conclave no Vaticano

Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa

2 dias ago

Sol predomina em Batalha nesta quarta (8), com máxima de 34°C

Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia

2 dias ago

Semarh inicia investigação após proliferação de vegetação no Açude Caldeirão

Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha

2 dias ago

Piauí deve enfrentar seca e calor acima da média até julho, alerta boletim climático

Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte

5 dias ago