Categories: BrasilCidades

Oito piauienses são resgatados de trabalho análogo à escravidão em SP

Oito trabalhadores naturais do Piauí foram resgatados em condições análogas à escravidão na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI). Eles faziam parte de um grupo de 65 operários explorados na construção civil, oriundos também de Pernambuco, Bahia e Mato Grosso.

A operação foi conduzida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que constatou abandono por parte dos contratantes. Os trabalhadores ficaram sem acesso à alimentação, moradia adequada e condições mínimas de higiene. Segundo Ubiratan Vieira, auditor-fiscal do Trabalho e chefe do Serviço Especial de Inspeção do Trabalho (SEINT) de Sorocaba e Região, as empresas envolvidas foram acionadas e, após reunião com o Sindicato da Construção Civil e o Conselho Sindical, foram definidos os procedimentos para pagamento dos direitos trabalhistas.

“Em alguns casos, houve resgate mesmo em razão do péssimo estado dos alojamentos, alimentação precária e atrasos nos pagamentos. Muitas vezes, especialmente na construção civil, os trabalhadores que recebem apoio do MTE são encontrados depois em outras obras”, afirmou Vieira.

O procurador do Trabalho Edno Moura, coordenador regional de combate ao trabalho escravo no MPT-PI, lamentou que piauienses ainda sejam vítimas desse tipo de exploração. Ele destacou que o índice de resgates no Piauí caiu de 180 casos em 2022 para 14 em 2024, mas ressaltou que muitos trabalhadores continuam saindo do estado acreditando em falsas promessas e acabam explorados em outras regiões.

“Estamos sensibilizando e orientando os trabalhadores para que fiquem atentos a situações e evitem serem escravizados”, disse Moura.

Como denunciar

Os principais sinais de fraude e exploração incluem ofertas de salários acima do valor de mercado, transporte em ônibus clandestinos e pagamento antecipado como forma de prender o trabalhador ao empregador. Denúncias podem ser feitas ao Ministério Público do Trabalho presencialmente, pelo site www.prt22.mpt.mp.br ou pelo WhatsApp (86) 99544-7488. O sigilo da denúncia é garantido.

Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo
Redacao and Redação

Recent Posts

Papa Leão XIV: o missionário americano que agora lidera a Igreja Católica

Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…

19 horas ago

Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave

Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…

2 dias ago

Fumaça preta indica impasse no segundo dia do conclave no Vaticano

Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa

2 dias ago

Sol predomina em Batalha nesta quarta (8), com máxima de 34°C

Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia

2 dias ago

Semarh inicia investigação após proliferação de vegetação no Açude Caldeirão

Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha

2 dias ago

Piauí deve enfrentar seca e calor acima da média até julho, alerta boletim climático

Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte

4 dias ago