Categories: Saúde

Piauí apresenta redução de 39% no número de mortes maternas em 2023

Dados preliminares do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materno, Infantil e Fetal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), apontam que o ano de 2023 apresentou uma redução de 39,3% na mortalidade materna em relação ao ano de 2022.

Os dados foram apresentados durante a primeira reunião do comitê estadual no ano de 2024, realizada no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Durante o encontro, o presidente do Comitê estadual, Arimatéia Santos, destacou os resultados de redução do estado.

“Em 2023 tivemos resultados extremamente animadores, pois ao analisarmos a série histórica do Piauí foi o ano com a maior redução de morte materna, indicador de extrema importância dentro da saúde pública. Para 2024, queremos fortalecer os comitês das macrorregiões para que possamos obter dados mais fiéis da situação e, assim, traçarmos as melhores estratégias para reduzir ainda mais esse indicador”, destacou o presidente do comitê estadual.

Entre os principais focos dos comitês macrorregionais está a identificação das possíveis causas do óbitos maternos, infantis e fetais, bem como dos pontos que precisam de melhorias dentro da rede.

“Nosso objetivo é melhorar os indicadores do estado através da qualificação de toda nossa rede, reduzindo os indicadores do estado e tornando o Piauí referência no enfrentamento a mortalidade materno, infantil e fetal”, destacou Joselma Oliveira, vice-presidente do comitê estadual de prevenção de mortalidade materna, infantil e fetal do Piauí.

Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo
Redacao and Redação

Share
Published by
Redacao and Redação

Recent Posts

Papa Leão XIV: o missionário americano que agora lidera a Igreja Católica

Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…

2 dias ago

Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave

Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…

3 dias ago

Fumaça preta indica impasse no segundo dia do conclave no Vaticano

Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa

3 dias ago

Sol predomina em Batalha nesta quarta (8), com máxima de 34°C

Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia

3 dias ago

Semarh inicia investigação após proliferação de vegetação no Açude Caldeirão

Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha

3 dias ago

Piauí deve enfrentar seca e calor acima da média até julho, alerta boletim climático

Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte

6 dias ago