Foto: Reprodução/Getty Images
O Governo do Estado do Piauí decretou luto oficial de sete dias em razão da morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. O decreto, de número 23.733, foi assinado pelo governador Rafael Fonteles (PT) e publicado nesta segunda-feira (21), no Diário Oficial do Estado.
O documento estabelece o período de luto a partir da data de publicação e se refere ao falecimento do pontífice, que morreu na manhã desta segunda-feira, aos 88 anos, no Vaticano, em decorrência de um AVC e falência cardíaca irreversível.
“Fica declarado luto oficial no Estado do Piauí, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco”, diz o texto oficial.
Francisco foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Ele ocupava o cargo desde março de 2013 e, ao longo de seu pontificado, destacou-se por sua atuação em defesa dos pobres, dos migrantes, do meio ambiente e do diálogo inter-religioso.
O decreto de luto oficial não impõe a paralisação de atividades públicas ou privadas, mas simboliza um gesto de respeito do governo estadual diante da relevância do líder religioso para milhões de fiéis católicos em todo o mundo.
Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…
Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…
Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa
Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia
Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha
Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte