Foto: Divulgação/Semarh
O Governo do Estado do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios devido à estiagem prolongada. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (3) e reconhece os impactos da seca, autorizando a adoção de ações emergenciais para minimizar os danos à população.
De acordo com o decreto, a previsão meteorológica para os meses de março, abril e maio de 2025 aponta chuvas abaixo da média histórica, com distribuição irregular, especialmente nas regiões norte e centro-oeste do estado. Além disso, as temperaturas devem permanecer acima do normal, o que agrava ainda mais os efeitos da estiagem.
O governo destacou que as chuvas registradas até o momento não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios de água. Com isso, há registro de exaustão de poços artesianos em áreas de solo cristalino e risco de colapso no fornecimento de água para consumo humano, tanto em comunidades rurais quanto em áreas urbanas.
Com o decreto, órgãos e entidades da Administração Pública, especialmente os que integram o Sistema de Proteção e Defesa Civil, estão autorizados a tomar medidas emergenciais para garantir o abastecimento e reduzir os impactos da seca.
A situação de emergência entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial e terá validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período, caso necessário.
Confira abaixo a lista dos 129 municípios em situação de emergência:
Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…
Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…
Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa
Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia
Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha
Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte