Piauí deve ganhar seis novos municípios

O Piauí deverá ganhar seis novas cidades tão logo encerre a votação do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que estabelece as novas regras para criação, incorporação, fusão e desmem-bramento de municípios no país. As seis propostas estão sendo elaborados para dar entrada na Casa. O projeto foi aprovado em junho na Câmara Federal e voltou ao Senado para a votação final. Além de definir as normas de criação de novos municípios, ele transfere para as assembleias legislativas a prerrogativa de legislar sobre a emancipação de povoados.

Desde a década de 2000 não são criados novos municípios no Piauí. A Assembleia Legislativa tem hoje 80 projetos propondo criação de municípios em todo o Estado, mas praticamente nenhum deles oferece as condições necessárias, de acordo com o projeto em tramitação no Congresso, para emancipação. Por isso, alguns parlamentares se adiantaram e estão preparando projetos de seis novos municípios para, assim que o Senado aprovar as mudanças, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começar o estudo de viabilidade.

As propostas prevêem a criação da cidade de Brejo da Onça, a ser desmembrado do município de São Miguel do Tapuio, apresentada pelo deputado Antônio Felix (PSD); Lagoa Seca, de Esperantina e Joaquim Pires, proposta pelo deputado Ismar Marques (PSB); Sossego, hoje povoado de Barras e Miguel Alves, sugerida por Nize Rêgo (PMDB); Nova Santa Rosa, em Uruçuí, proposto também por Antônio Felix; de Brejinho, em Luiz Correia, proposto pelo deputado Themístocles Filho (PMDB); e Santa Maria da Codipi, em Teresina, cuja emancipação foi proposta pelo vereador Paulo Roberto (PTB) e pelo deputado Antônio Felix.

De acordo com o deputado Antônio Fêlix, todas as pré-propostas já haviam sido apresentadas em outras ocasiões na Assembleia Legislativa do Piauí – elas integram os cerca de 80 projetos que deram entrada na casa de 2000 até 2010 -, mas como as regras de emancipação de povoados mudaram, tiveram de ser modificados para atender ás novas exigências de criação de cidades.



FOLHA DE BATALHA

WhatsApp Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.