Categories: Cidades

Piauí registra redução na criminalidade durante Carnaval 2025

A Secretaria de Estado da Segurança Pública encerrou, na noite desta quarta-feira (5), a Operação Carnaval 2025. Durante o período festivo, mais de 30 cidades do Piauí receberam reforço policial, e cerca de 150 eventos na região metropolitana de Teresina solicitaram apoio das forças de segurança.

O Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que o feriado ocorreu de forma tranquila, sem grandes ocorrências. Houve aumento nas abordagens e na apreensão de armas, além de crescimento significativo nas prisões em flagrante. No total, 14.846 pessoas foram abordadas (+15,81%), 4.450 veículos (+4,53%) e 6.823 motos (+24,55%). Foram apreendidas 25 armas (+127%) e retirados de circulação 381 gramas de drogas (+4,38%).

“Os dados foram muito positivos. Tivemos um saldo extremamente satisfatório. Houve um aumento de 20% no número de viaturas e motos empregadas, o que resultou em mais abordagens, apreensão de armas e drogas e inibição de crimes”, afirmou o comandante.

Durante o Carnaval, foram confeccionados 62 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), 141 pessoas foram conduzidas à delegacia (+21,55%) e 100 prisões em flagrante foram realizadas (+40,84%). Também houve o cumprimento de oito mandados de prisão (+100%).

O levantamento aponta redução expressiva nos principais crimes em relação a 2024:

  • Roubo em geral: 84 casos (-42,07%)
  • Roubo de celulares: 61 casos (-42,99%)
  • Roubo de veículos: 22 casos (-53,19%)
  • Furto em geral: 197 casos (-46,17%)
  • Furto de celulares: 51 casos (-59,52%)
  • Furto de veículos: 26 casos (-16,13%)
  • Importunação sexual: 4 casos (-33,33%)
  • Estupro: 4 casos (-50,00%)
  • Estupro de vulnerável: 3 casos (-75,00%)
  • Roubo com arma de fogo: 55 casos (-36,05%)

“Registramos uma queda de mais de 50% na média dos crimes e uma redução de 75% nos casos de estupro de vulnerável e roubo de celulares. Tivemos 20% a menos de TCOs, mas aumentamos em 40% as prisões e dobramos o cumprimento de mandados”, ressaltou o coronel Scheiwann Lopes.

O policiamento foi intensificado em áreas de grande concentração de foliões, com patrulhamento ostensivo, abordagens e blitzen para coibir crimes. A Secretaria de Segurança Pública avaliou os resultados como positivos e destacou a importância da integração entre as forças policiais. “O Governo do Estado segue investindo em prevenção, monitoramento e combate à criminalidade, garantindo um ambiente mais seguro para os foliões”, concluiu o delegado João Marcelo, Gerente de Análise Estatística e Criminal da SSP/PI.

Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo
Redacao and Redação

Recent Posts

Papa Leão XIV: o missionário americano que agora lidera a Igreja Católica

Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…

20 horas ago

Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave

Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…

2 dias ago

Fumaça preta indica impasse no segundo dia do conclave no Vaticano

Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa

2 dias ago

Sol predomina em Batalha nesta quarta (8), com máxima de 34°C

Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia

2 dias ago

Semarh inicia investigação após proliferação de vegetação no Açude Caldeirão

Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha

2 dias ago

Piauí deve enfrentar seca e calor acima da média até julho, alerta boletim climático

Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte

5 dias ago