Cidades

Operação contra ‘grau’ cumpre mandados em Piracuruca e outras cidades

A Polícia do Piauí cumpriu, na manhã desta terça-feira (8), 20 mandados de busca e apreensão durante mais uma fase da Operação Rolezinho, que tem como foco a repressão à prática de manobras perigosas com motocicletas, conhecidas como “grau”, realizadas em vias públicas. As ações ocorreram simultaneamente em quatro municípios: Teresina, José de Freitas, Campo Maior e Piracuruca.

Coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI), a operação aplicou 140 medidas cautelares diversas da prisão. Entre elas, sete determinações específicas foram direcionadas a cada alvo, determinadas pela Justiça.

Foto: Divulgação

As medidas incluem comparecimento obrigatório ao juízo quando intimado, proibição de deixar a comarca sem autorização, acompanhamento psicossocial remoto, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por seis meses, recolhimento domiciliar noturno e integral nos fins de semana, além de monitoramento eletrônico durante o mesmo período.

A operação também impôs restrições ao uso das redes sociais. Foi determinada a exclusão imediata de postagens relacionadas a “grau” e “rolezinhos”, além da proibição de novas publicações com esse tipo de conteúdo.

Foto: Divulgação

A ação contou com o apoio das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além de representantes das Secretarias de Segurança Pública de nove estados — entre eles, Paraná, Maranhão, Rondônia, Paraíba, Amazonas, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Sergipe — que estão em Teresina participando de um curso nacional de capacitação voltado ao enfrentamento de crimes de direção perigosa.

De acordo com o superintendente da SOI, delegado Matheus Zanatta, muitos dos investigados exercem forte influência digital, o que tem potencializado comportamentos de risco entre jovens. “Essas condutas aumentam o número de acidentes e contribuem para a desordem pública. A operação faz parte das atividades práticas do curso nacional sobre o protocolo de repressão à direção perigosa”, explicou.

Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo
Arnaldo Silva

Jornalista formado pela UFPI, fundador e editor do Diário de Caraíbas.

Recent Posts

Papa Leão XIV: o missionário americano que agora lidera a Igreja Católica

Robert Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e revive um nome que não…

13 horas ago

Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave

Cardeais se reuniram na Capela Sistina para votar no sucessor de Francisco; ainda não se…

1 dia ago

Fumaça preta indica impasse no segundo dia do conclave no Vaticano

Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa

2 dias ago

Sol predomina em Batalha nesta quarta (8), com máxima de 34°C

Não há previsão de chuva e umidade pode chegar a 95% ao longo do dia

2 dias ago

Semarh inicia investigação após proliferação de vegetação no Açude Caldeirão

Amostras de água serão analisadas para identificar causas do crescimento da salvinha

2 dias ago

Piauí deve enfrentar seca e calor acima da média até julho, alerta boletim climático

Chuvas abaixo do normal e temperaturas elevadas preocupam especialistas, especialmente no norte

4 dias ago