A cantora Lexa compartilhou em suas redes sociais nesta segunda-feira (10) a trágica perda de sua filha Sofia, que faleceu no dia 5 de fevereiro, três dias após o parto realizado em 2 de fevereiro no Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. Sofia era fruto do relacionamento da artista com o ator Ricardo Vianna.
Em um texto emocionante, Lexa revelou detalhes do difícil período de internação e as complicações graves da gravidez, que culminaram em um diagnóstico de pré-eclâmpsia precoce com síndrome de HELLP, um quadro raro e grave que colocou em risco a vida da cantora e do bebê.
"O nosso milagre nasceu! Dia 05/02 minha filha amada nos deixou. Um luto e uma dor que eu nunca tinha visto igual. [...] Foram 25 semanas e 4 dias de uma gestação muito desejada!" escreveu Lexa em seu perfil.
Ela relatou ainda os desafios enfrentados durante a internação: "Foram 17 dias de internação [...] mais de 100 tubos de sangue na semi-intensiva e 3 na UTI, lutando pelas nossas vidas. Mais um dia e eu não estaria aqui para contar nem a minha história e nem a dela."
A cantora também lembrou com carinho dos últimos momentos com a filha: "Lembro da última noite grávida, eu não conseguia dormir e você mexeu a noite toda. [...] Fiz playlist de parto, rezei tanto para que tudo desse certo."
Adiamento de compromissos profissionais
Devido às complicações de saúde e a perda da filha, Lexa já havia anunciado no mês passado o adiamento de todos os seus compromissos profissionais. Além disso, informou que não desfilaria como rainha de bateria da Unidos da Tijuca no Carnaval 2025.
O que é pré-eclâmpsia?
A pré-eclâmpsia é uma complicação da gestação que pode se manifestar após a 20ª semana, afetando vários órgãos. Seus sintomas incluem inchaço, ganho de peso exagerado, dores intensas na cabeça, estômago ou lado direito do abdômen, além de alterações visuais e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, pode evoluir para eclâmpsia, com convulsões.
O tratamento definitivo para a pré-eclâmpsia é o parto, mas quando a doença surge precocemente, a equipe médica precisa equilibrar os riscos para a mãe e o bebê.
Lexa finalizou seu desabafo agradecendo o apoio de Ricardo Vianna, familiares, amigos e médicos: "Obrigada a todos pelas orações".