Os incêndios que atingiram áreas de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, foram controlados neste domingo (28) após dez dias de combate. A força-tarefa contou com brigadistas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e apoio de órgãos ambientais.
A região mais atingida foi a Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, localizada próxima aos parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões. Um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) foi utilizado para transportar brigadistas, equipamentos e para lançar água sobre as chamas, com capacidade de até 540 litros por voo.
Segundo o coronel Clayton Gomes, gerente de Operações Aéreas da SSP-PI, a aeronave também permitiu coordenar as ações com visão estratégica, além de apoiar a abertura de aceiros e a execução de contrafogos.
Ao todo, 60 brigadistas participaram da operação, vindos de São Raimundo Nonato, Jurema do Piauí e Piracuruca, além de integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Corpo de Bombeiros reforçou com três militares, enquanto o Batalhão de Operações Aéreas da PM enviou oito policiais.
A força-tarefa contou ainda com caminhões-pipa, picapes, trator e equipamentos como sopradores, bombas costais e motosserras. A coordenação em solo foi realizada pelo capitão William Borgea, do Corpo de Bombeiros, com apoio do coordenador de Treinamento de Brigadas Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh) vai avaliar os danos causados pelo incêndio. As causas ainda estão sob investigação pela pasta em conjunto com a Polícia Civil.
Mais de 40 mil focos em setembro
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí registrou mais de 40 mil focos de incêndio apenas em setembro. Uruçuí, Santa Filomena e Baixa Grande do Ribeiro estão entre os municípios mais afetados.
Durante o período conhecido como B-R-O Bró, as altas temperaturas, a baixa umidade do ar e os ventos fortes aumentam a vulnerabilidade da vegetação ao fogo.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, a maior parte dos incêndios tem origem humana.
“Incêndio não é fenômeno natural. Mais de 90% dos casos são provocados pelo homem, seja por queima de lixo, uso do fogo para limpar terreno ou negligência”, afirmou.




