Conta de luz ficará 13% mais cara no Piauí a partir do dia 2 de dezembro

Reajuste aprovado pela ANEEL afeta 1,5 milhão de unidades consumidoras no estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Equatorial Piauí. As novas tarifas entram em vigor no dia 2 de dezembro e vão impactar aproximadamente 1,57 milhão de unidades consumidoras atendidas pela distribuidora no estado.

O aumento médio será de 13,57%, variando conforme o tipo de consumidor. Para residências, o reajuste aprovado é de 13,28%. Consumidores de baixa tensão terão alta média de 13,61%, enquanto aqueles ligados à alta tensão pagarão 13,42% a mais.

Índices aprovados pela ANEEL:

  • Consumidores residenciais (B1): +13,28%
  • Baixa tensão (média): +13,61%
  • Alta tensão (média): +13,42%
  • Efeito médio geral: +13,57%

Segundo a agência reguladora, o aumento reflete fatores como custos de compra e transporte de energia, encargos setoriais e componentes financeiros deste e do último ciclo tarifário.

Revisão tarifária x Reajuste tarifário

A ANEEL explica que o reajuste anual, como o atual, ocorre nos anos em que não há revisão tarifária. Nesse caso, apenas a Parcela B — que envolve custos de distribuição — é atualizada pela inflação prevista em contrato, descontado o Fator X. Já a revisão tarifária periódica redefine parâmetros como custos eficientes, metas de qualidade e perdas de energia.

Como reduzir o impacto na conta

Entre as medidas recomendadas estão o uso de eletrodomésticos com selo Procel “A”, evitar abrir a geladeira repetidas vezes, trocar lâmpadas por modelos de LED, ajustar o ar-condicionado para cerca de 23°C e retirar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. Manter uma rotina de lavar e passar roupas em maior quantidade também ajuda a diminuir o consumo.

Veja também