Eleitos em 2026 tomarão posse em janeiro com novo calendário do TSE

Presidente assume dia 5 e governadores no dia 6 de janeiro de 2027

O Tribunal Superior Eleitoral alterou o calendário das eleições de 2026 e mudou a data de posse do presidente da República e dos governadores. Com a atualização, os eleitos em outubro não assumirão no dia 1º de janeiro. As posses estão marcadas para 5 de janeiro de 2027, no caso do presidente, e 6 de janeiro de 2027 para os governadores.

Segundo o TSE, a mudança busca facilitar a logística das cerimônias e a participação dos governadores na posse presidencial. Até então, era comum que os governadores tomassem posse pela manhã e, no mesmo dia, viajassem para Brasília para acompanhar a cerimônia presidencial à tarde, além das dificuldades geradas pelo período de festas de fim de ano.

Cerca de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar em todo o Brasil, conforme dados do tribunal. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro de 2026. Caso haja segundo turno, a votação ocorrerá em 25 de outubro.

O calendário eleitoral também estabelece prazos importantes para eleitores e partidos. O prazo final para regularização da situação eleitoral é 6 de maio. Já as convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, com registro de candidaturas até 15 de agosto. A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto.

O cronograma inclui ainda a chamada janela partidária, prevista entre o início de março e o início de abril, e o prazo de desincompatibilização, que deve ocorrer seis meses antes do primeiro turno.