O prefeito de Batalha, José Luiz Alves Machado, conhecido como Zé Luiz do Frango (PP) sancionou a Lei nº 963/2025, instituindo a Bolsa de Iniciação Científica Estudantil para alunos da rede municipal de ensino.
O benefício será concedido a estudantes que se destacarem na Olimpíada Batalhense de Exatas (OBEX), com o objetivo de incentivar o desempenho acadêmico na área científica.
O programa prevê a concessão de 160 bolsas mensais, distribuídas conforme a premiação na OBEX. Os estudantes que conquistarem a Medalha de Ouro receberão R$ 150,00 por seis meses, beneficiando um total de 10 alunos.
Já os premiados com as Medalhas de Prata e Bronze também terão direito a uma bolsa por seis meses, contemplando, ao todo, 63 estudantes. Além disso, 87 estudantes que obtiverem Menção Honrosa serão contemplados com uma bolsa de R$ 75,00 por seis meses.
O pagamento será realizado via bancária ao estudante ou ao seu representante legal. O financiamento do programa será feito com recursos da Secretaria Municipal de Educação, podendo incluir verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) ou do Tesouro Municipal.
A primeira fase da OBEX ocorreu no dia 21 de março, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal. Recentemente, a lista dos estudantes classificados para a segunda fase foi divulgada, aproximando a competição de sua etapa decisiva.
A lei entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a janeiro de 2025. A iniciativa busca valorizar o desempenho dos alunos e estimular a participação na OBEX.
Seria melhor melhorar as escolas tem escolas que não tem educação física por falta de espaço,estão fazendo educação física dentro da sala, a escola visconde na parte da tarde tem sala de aula que fica muito quente,e as cadeiras já estão pequenas para os alunos éles reclama de dor nas costas.