Batalha cria Bolsa de Iniciação Científica para estudantes da rede municipal

O benefício será concedido a estudantes que se destacarem na Olimpíada Batalhense de Exatas
Foto: Ilustrativa

O prefeito de Batalha, José Luiz Alves Machado, conhecido como Zé Luiz do Frango (PP) sancionou a Lei nº 963/2025, instituindo a Bolsa de Iniciação Científica Estudantil para alunos da rede municipal de ensino.

O benefício será concedido a estudantes que se destacarem na Olimpíada Batalhense de Exatas (OBEX), com o objetivo de incentivar o desempenho acadêmico na área científica.

O programa prevê a concessão de 160 bolsas mensais, distribuídas conforme a premiação na OBEX. Os estudantes que conquistarem a Medalha de Ouro receberão R$ 150,00 por seis meses, beneficiando um total de 10 alunos.

Já os premiados com as Medalhas de Prata e Bronze também terão direito a uma bolsa por seis meses, contemplando, ao todo, 63 estudantes. Além disso, 87 estudantes que obtiverem Menção Honrosa serão contemplados com uma bolsa de R$ 75,00 por seis meses.

O pagamento será realizado via bancária ao estudante ou ao seu representante legal. O financiamento do programa será feito com recursos da Secretaria Municipal de Educação, podendo incluir verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) ou do Tesouro Municipal.

A primeira fase da OBEX ocorreu no dia 21 de março, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal. Recentemente, a lista dos estudantes classificados para a segunda fase foi divulgada, aproximando a competição de sua etapa decisiva.

A lei entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a janeiro de 2025. A iniciativa busca valorizar o desempenho dos alunos e estimular a participação na OBEX.

1 Comment Deixe um comentário

  1. Seria melhor melhorar as escolas tem escolas que não tem educação física por falta de espaço,estão fazendo educação física dentro da sala, a escola visconde na parte da tarde tem sala de aula que fica muito quente,e as cadeiras já estão pequenas para os alunos éles reclama de dor nas costas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.