Daniel Alves é absolvido da acusação de estupro pela Justiça espanhola

O ex-jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira, Daniel Alves, foi preso preventivamente em janeiro de 2023
Daniel Alves - Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha decidiu, nesta sexta-feira (28), absolver o ex-jogador Daniel Alves da condenação por estupro. A decisão, tomada de forma unânime, anulou a sentença que havia determinado quatro anos e seis meses de prisão para o atleta.

Daniel Alves, que foi preso preventivamente em janeiro de 2023, permaneceu mais de um ano detido enquanto aguardava julgamento. Após pagar uma fiança de 1 milhão de euros, ele obteve liberdade provisória, mas ainda respondia ao processo. Com a nova decisão, o ex-jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira não enfrenta mais nenhuma acusação na Justiça espanhola.

Na primeira instância, o tribunal considerou que havia provas suficientes para a condenação, mas a defesa de Alves recorreu, argumentando falhas no processo. O Tribunal Superior da Catalunha, ao analisar o recurso, destacou que a decisão anterior apresentava inconsistências no depoimento da vítima e na forma como as provas foram avaliadas.

O tribunal catalão concluiu que as provas apresentadas contra Daniel Alves eram insuficientes para sustentar a condenação imposta na primeira instância. De acordo com os magistrados, a sentença original apresentava “lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições”.

Relembre o caso

A acusação contra Daniel Alves alega que ele cometeu um ato de agressão sexual durante uma festa realizada na boate Sutton, em Barcelona, em 31 de dezembro de 2022. A vítima afirma que o jogador a agrediu, a trancou em um banheiro e a estuprou. Após comunicar o incidente aos proprietários da boate, ela foi encaminhada para um hospital especializado em casos de agressão sexual. O registro da denúncia ocorreu dois dias após o evento.

Desde o primeiro relato, Daniel Alves alterou sua versão da noite em várias ocasiões. Em seu depoimento inicial à Justiça, o jogador alegou ter encontrado a denunciante no banheiro da boate, negando qualquer envolvimento com ela. Uma terceira narrativa foi apresentada pela defesa do jogador em fevereiro de 2023, indicando que ele teve uma relação de sexo oral consensual com a mulher.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.