Fernando Collor é preso e levado a presídio em Alagoas após ordem do STF

Ex-presidente foi condenado a quase nove anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), no aeroporto de Maceió, e transferido, no início da tarde, para o presídio Baldomero Cavalcante de Oliveira, em Alagoas. A prisão ocorre em cumprimento à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a execução imediata da pena.

Collor, de 75 anos, foi condenado em 2023 a oito anos e dez meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um esquema envolvendo a antiga BR Distribuidora, atual Vibra, investigado pela Operação Lava Jato.

Segundo informações, o ex-presidente iria embarcar para Brasília quando foi abordado por agentes da Polícia Federal no aeroporto. Após a detenção, ele foi levado à sede da PF, passou por audiência de custódia e seguiu para o Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, onde realizou exame de corpo de delito. Por volta das 14h40, foi encaminhado ao presídio.

A defesa de Collor solicitou ao STF que ele cumpra a pena em prisão domiciliar, alegando “comorbidades graves” e condição de saúde “sensível”. O pedido ainda não foi analisado pela Corte.

A autorização para que a pena seja cumprida em Alagoas foi dada por Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (25), após o pedido da defesa.

WhatsApp Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.