Fumaça preta indica impasse no segundo dia do conclave no Vaticano

Cardeais continuam as votações nesta quinta (8) em busca do novo papa
Foto: Hannah McKay/ Reuters

O conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica entrou nesta quinta-feira (8) no seu segundo dia sem consenso. As duas primeiras votações do dia, realizadas pela manhã na Capela Sistina, resultaram em fumaça preta, sinalizando que nenhum dos 133 cardeais eleitores atingiu os dois terços necessários para ser escolhido papa.

O processo segue com mais duas votações nesta tarde. De acordo com o protocolo, se a primeira delas não tiver resultado, não haverá liberação de fumaça. Caso uma segunda rodada também não aponte um novo pontífice, a fumaça preta será novamente emitida. A tradicional fumaça branca só será vista caso haja eleição.

No horário de Brasília, há expectativa para os seguintes momentos:

  • 11h30: Fumaça branca, somente se um papa for eleito;
  • 14h30: Fumaça branca se houver novo papa; preta, se não houver consenso.

O conclave começou na quarta-feira (7), às 17h45 (12h45 em Brasília), com a cerimônia de juramento de sigilo dos cardeais, seguida pelo isolamento completo dos participantes — os celulares, por exemplo, foram bloqueados antes do início. A única votação do primeiro dia também terminou sem definição.

Os cardeais eleitores estão hospedados na Casa Santa Marta, no Vaticano, e permanecem incomunicáveis até que um novo papa seja escolhido.

WhatsApp Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.