Líder do Irã reage a ameaças de Trump e diz que país “não vai se render”

Declaração ocorre após presidente dos EUA intensificar pressão contra Teerã
Ali Khamenei em Teerã 21/03/2025 • Divulgação via REUTERS

O Líder Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira (18) que a nação iraniana “não é de se render”, em resposta direta às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A fala foi transmitida em rede nacional no Irã.

“Que os americanos saibam que a nação iraniana não é de se render, e qualquer intervenção militar de sua parte resultará, sem dúvida, em danos irreparáveis”, declarou Khamenei. Esta é a segunda manifestação pública do líder iraniano desde que Israel lançou um ataque contra o Irã na semana passada.

A resposta veio após Trump ter declarado, na terça-feira (17), que Khamenei seria “um alvo fácil” para os EUA e Israel. Em seguida, o presidente norte-americano publicou uma mensagem nas redes sociais exigindo “RENDIÇÃO INCONDICIONAL!” por parte do Irã.

Fontes ouvidas pela CNN americana indicam que Trump estaria cada vez mais inclinado a ordenar ataques militares contra instalações nucleares iranianas, embora ainda não tenha descartado completamente uma solução diplomática. Segundo essas fontes, o presidente espera que o Irã faça concessões significativas.

Também nesta quarta-feira, o embaixador iraniano na Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que Teerã avisou o governo norte-americano de que responderá com firmeza caso os Estados Unidos se envolvam diretamente na ofensiva militar conduzida por Israel.

O cenário amplia a tensão no Oriente Médio, com riscos de um conflito mais amplo caso potências estrangeiras entrem diretamente na disputa entre Irã e Israel.

WhatsApp Participe do nosso grupo do WhatsApp e acompanhe nossos destaques!
Entrar no grupo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.